Cada vez mais o governo investe na desburocratização e simplificação no registro e legalização de empresas. Há pouco tempo ainda era preciso enfrentar filas e disponibilizar de tempo para deslocamento até os órgãos com objetivo de protocolar pedidos administrativos, fato que hoje quase não se faz mais necessário.
Assinaturas digitais e documentos em PDFA fazem parte do nosso dia a dia.
Todo o processo de registro e legalização das pessoas jurídicas no Brasil está sendo redesenhado de forma a atingir objetivos e necessidades de uma sociedade moderna: redução de procedimentos; transparência; simplificação e padronização no cumprimento das obrigações; redução de custos e de prazos.
Os sistemas estão sendo implementados para garantir a linearidade e a unicidade desse processo, sob a perspectiva do usuário, integrando todos os atores que dele participam: Órgãos de Registro (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou OAB), Administrações Tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e órgãos licenciadores, em especial, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.
Com a simplificação no registro e legalização de empresas, os empresários podem iniciar a gestão dos seus negócios de forma imediata, dando andamento nos projetos, basta que esteja bem assessorado para que essa fase inicial seja conduzida de forma correta, evitando erros que possam causar prejuízos pré-operacionais.
O profissional da contabilidade exerce um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
O contador participa do desenvolvimento da empresa desde sua constituição, acompanhando o registro na Junta Comercial ou no Cartório Civil e providenciam a regularização em vários órgãos, como Receita Federal, INSS e Prefeitura.
Dessa forma, recomenda-se que todo empreendedor procure orientação profissional antes de formar a empresa, para conhecer os encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais a que estarão sujeitas suas atividades.
Enfim, permita-se abrir para o novo e crie novas soluções, pense em encurtar caminhos para a realização dos seus objetivos.
Autora: Vânia Toledo
CEO – MGI Controle Contabilidade
Leia também:
Contabilidade Digital
Nova Lei da Liberdade Econômica
Contabilidade, tecnologia e inovação o que podemos esperar de 2020
E nos siga no instagram: @soumgicontrole